SURPREENDA-SE COM OS
CANYONS
Entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as bordas com 250km de penhascos formam uma divisa natural entre os dois estados do sul do Brasil. Na parte de cima, no Rio Grande do Sul, Cambará é a típica cidade de campo, onde o interessante é explorar os caminhos por entre a paisagem e descobrir os prazeres da vida simples e artesanal.
O QUE EU PRECISO SABER
ANTES DE IR
A região dos Campos de Cima da Serra é singular e existem alguns detalhes que são importantes de saber antes de conhecê-la.
ACESSO AOS CANYONS
Apesar de estarem localizadas dentro do município de Cambará do Sul, as entradas para os canyons Itaimbezinho e Fortaleza são diferentes e ficam em direções opostas. Para aproveitar as belezas de cada um, prefira visitá-los em dias separados.
VISIBILIDADE
Por estar em uma região bem alta, onde pode ocorrer choque entre correntes de ar frio e quente, a visibilidade dos canyons nem sempre é boa. Esse fenômeno ocorre principalmente no verão e é conhecido como “viração”, quando uma massa de neblina cobre os canyons e torna difícil a visibilidade dos mesmos. Muitas vezes a neblina dissipa rapidamente, mas em determinados dias pode durar horas.
TRIPADVISOR
“O lugar é lindo, fica ao redor de um rio que passa pelo hotel.”
PRISCILA P.
O MAIS FAMOSO
CANYON ITAIMBEZINHO
Localizado dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra, o Canyon Itaimbezinho já foi habitado por indígenas tupi-guaranis, abrigou fazendas de gado e, atualmente, é protegido pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
Além de ser o mais conhecido, é também o que conta com a melhor infraestrutura para turistas, possuindo trilhas autoguiadas e centro de visitação com sanitários.
ITAIMBEZINHO EM NÚMEROS
5,8 km de extensão
720 metros de profundidade
600 metros de largura
HORÁRIOS DE VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 8h às 17h.
PRINCIPAIS TRILHAS
Trilha do Vértice
Trilha do Cotovelo
O MAIS EXTENSO
CANYON FORTALEZA
Localizado dentro do Parque Nacional da Serra Geral, o Fortaleza recebeu esse nome devido ao seu terreno, que lembra as muralhas de um forte. Em dias de pouca nebulosidade, é possível enxergar ao longe a cidade de Torres, no litoral gaúcho, e a Lagoa do Sombrio, em Santa Catarina.
Para aproveitar ainda mais o passeio é interessante contratar um guia, pois as trilhas do Fortaleza são mais naturais e rústicas, sem tanta intervenção humana.
FORTALEZA EM NÚMEROS
7,5 km de extensão
900 metros de profundidade
1.500 metros de largura
HORÁRIOS DE VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 8h às 17h.
PRINCIPAIS TRILHAS
Trilha da Pedra do Segredo
Trilha do Mirante
Trilha da Cachoeira do Tigre Preto